segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Terapias Vibracionais com o Som - Fluido Bastões - Alquimia - Canto Harmônico

Terapias Vibracionais com o Som - Fluido Bastões - Alquimia
Purnina Lovato


A Terapia Vibracional com o Som,  visa ajudar o corpo a recordar a sua própria ressonância harmônica, ou, seu estado natural de saúde e equilíbrio. Cada parte do nosso corpo, possui vibração própria, e que, juntas, e em equilíbrio,  formam um “corpo sonoro harmônico, uma orquestra afinada”. Porém, quando nos submetemos às situações de stress físico, mental ou emocional, nossos instrumentos, ou, nossa “orquestra”, que é o corpo, facilmente “desafina”.
O som penetra o corpo, atingindo os órgãos, células e tecidos.
Se no nível dos nossos corpos energéticos não houver frequência harmônica, (porque é dela que depende todo o nosso equilíbrio), as células do nosso corpo começam a enfraquecer e, a certa altura, a adoecer.
Criada há cerca de 30 anos pelo músico profissional e acupuntor francês Fabien Maman, a Terapia Vibracional do Som permite-nos fortalecer e curar as células desvitalizadas e, assim, inverter o processo.
A frequência do A 440hz, tem sido usada na Índia e no Egito como frequência de cura, abrindo o caminho à Realização Pessoal. Na pirâmide de Gizé, existe um sítio, na parede da sala do Rei, que ressoa nesta frequência quando tocado com bastante força.
Recentemente, o físico Joel Sternheimer, descobriu a frequência A 438:1 . Corresponde à vibração dos elétrons nas células humanas. Esta vibração ajuda a quebrar e soltar memórias celulares bloqueadas.
Essa terapia como eu a desenvolvo,  envolve Diapasões, Bastões harmônicos, Fluido Bastões (bastões de silício coloridos), canto harmônico...
Diapasões, Bastões Harmônicos, canto harmônico: são ferramentas diferentes, que se utilizam de frequências sonoras para a intervenção a nível celular, a fim de atingir um estado de saúde. Baseia-se no fato de as células sanguíneas poderem responder com modificações da sua forma e cor a certas frequências sonoras, e como tal, de células doentes ou lesadas poderem hipoteticamente ser tratadas ou melhoradas pelo som.
O som, para a Alquimia de Joel Aleixo, é o Sal , ou a substância agregadora dos 4 elementos  – pode inclusive misturar elementos antagônicos, por exemplo, a água e o fogo, que, de outra forma, seria quase impossível fazê-lo. Agrega as outras duas substâncias – Mercurius ( os pensamentos, ideias, espiritualidade) e Sulphur (realização material,  o impulso realizador), formando a Árvore Alquímica da Vida, junto à bioquímica estrutural dos 4 elementos.
O som tem a capacidade de colocar novas informações nas células, cria movimento nas pessoas.
Esse é também o objetivo da técnica Fluído Bastões. É uma nova técnica para Avaliar e Movimentar a energia do corpo, e, do conjunto de terapias que trago nesse momento, pode-se dizer que é o Sal. Pode ser usada sozinha, ou agregando outras técnicas.  Através de um “Bio-tensor” (um instrumento radiestésico),  uma diagnose segura acontece, e define a instrumentação adequada. Os Bastões Coloridos de Silício transportam velozmente as informações, podem ser usados nos pontos de acupuntura ou em regiões específicas do corpo, individualmente ou em conjunto, agregados aos diapasões (garfos de inox de frequências diversas) ou aos Bastões Harmônicos, (campanas de vidro sonoro, semelhantes aos gongs tibetanos e singing bowls, diferenciam-se pelas hastes prolongadas que permitem o tratamento em pontos específicos) ou ainda, ao Canto Harmônico.
Essa técnica de tratamento natural, fundamentada na Alquimia,  foi criada pelo italiano Franco Rossi e pela paraibana Alexsandra Vieira, e o objetivo desta filosofia de tratamento como os criadores a chamam, é “portar informação focalizando o equilíbrio energético, psíquico – emocional, físico – espiritual do indivíduo, como Ser Único.
Estudos alquímicos defendem que tudo no Universo está organizado em oitavas – cada uma das 7 notas musicais, para os alquimistas, correspondem a um planeta que, por sua vez, governava uma família de propriedades que caracterizam ordens de elementos diferentes, mas com energias semelhantes, como plantas, animais, metais  e personalidades.
Para a alquimia, ao longo da vida arquivamos a memória energética de tudo que vivenciamos. Os florais atuam sobre essa bagagem, que, quando negativa ou traumatizante, gera desequilíbrios de ordem física, emocional ou mental.
O Sistema Joel Aleixo é o único que segue preceitos alquímicos nas formulações que, além das flores, são enriquecidos com minerais de ervas, óleos e pedras.
A proposta é promover o autoconhecimento – (o alívio dos sintomas acontece, mas não é o propósito).
Uma viagem profunda que visa a limpeza de traumas intrauterinos e condicionamentos transmitidos por familiares. Isso é possível devido a interação do floral com a circulação sanguínea, até ela atingir o nível das células.
O objetivo é fazer com que a pessoa reconheça sua essência e seu propósito de vida.
“A verdade é que o termo Alquimia – presente em escritos datados de 3000 a.C – tem conotação bem mais prosaica do que supõe nossa imaginação. A arte de curar todos os males originou um conjunto de ciências segmentado ao longo do tempo, como astrologia, numerologia e até a própria medicina alopática.
Entende-se erroneamente que a alquimia tem como objetivo a transmutação do chumbo em ouro. Porém, essa é somente uma metáfora sobre a transformação do ser humano imperfeito, ignorante e doente – o chumbo – em um ser divino, feliz e saudável – o ouro”, diz Joel.
Diferentemente dos sistemas alinhados com a filosofia dos florais de Edward Bach, o trabalho de Joel Aleixo emprega os preceitos da alquimia em toda a elaboração dos compostos, desde o plantio.
Para Joel, “a cura verdadeira acontece quando o paciente começa a se sentir  tão pleno que nasce uma vontade de ajudar os outros e o mundo”.
Finalizando, e resumindo: as técnicas descritas acima, podem ser usadas individualmente ou em conjunto, o que permite uma potencialização das mesmas. O proposta de cada uma é complementar, à sua maneira, todas visam o autoconhecimento, o rompimento de couraças e imperfeições que impedem que a pessoa encontre e siga seu propósito de vida.

Maiores informações, envie seu e-mail, entre em contato, que terei o maior prazer em esclarecer suas dúvidas!!  

                                                                                       Purnina Lovato

(Purnina Lovato é Terapeuta do Som, Alquimista Floral, Terapeuta Fluido Bastões e dirige o Maria Bosque Núcleo de Terapia e Música em Florianópolis/SC.)

Um comentário: